Ed. Fisica

terça-feira, 15 de junho de 2010


DaNcAr TaNgO

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A dança pode ser considerada como uma forma de manifestação
humana antiga, que foi surgindo ao longo dos anos, a partir dos
movimentos e da linguagem dos gestos dos antepassados expressando
assim, o que sentiam em relação a seu mundo e as coisas que
aconteciam em sua volta, presidia a todos os acontecimentos na vida do
homem como: nascimento, morte, guerra, paz e cerimônias religiosas
tendo, portanto caráter ritualístico (GONÇALVES, 2006).
Segundo VERDERI (2000) a dança tem caminhando em sua
historia e adentrando – se em vários ramos da humanidade, criando em
vários estilos e ganhando corpo no educacional. A dança existia para
expressar a corporeidade dos homens, e graças a sua evolução ao longo
dos tempos, hoje podemos usufruir de seus movimentos, de sua magia,
da sua expressão e plasticidade para nossos alunos.
A dança é uma forma de movimento expressivo através do qual
as crianças são estimuladas a comunicar seus pensamentos,
sentimentos e idéias. Um programa de Educação Física
elementar bem equilibrado oferece às crianças oportunidades
variadas para se expressar através da dança.

RESUMO DO PROJETO

Fizemos a opção por ensinar dança aos alunos, pois apesar de ser um contexto novo no currículo escolar, ela traz vários benefícios as mesmas, como controle corporal e a percepção tempo e espaço.Procuramos saber qual a relação delas com a dança, seus estilos rítmicos, e então decidimos por um ritmo diferente como dança de salão.
A principio todos mostraram dificuldades em acompanhar seus parceiros, mas melhoraram muito com o decorrer dos ensaios adquirindo confiança e autodomínio nos movimentos.O uso do feedback extrínseco e o conhecimento de resultados também colaboraram para os resultados positivos.
Escolhemos o tango e para ensinar foram feitas algumas modificações na coreografia, mas mantivemos o básico, utilizando a prática em blocos, pois concluímos que seria a melhor escolha. Para finalizar aplicamos um teste de retenção para avaliar o que foi aprendido.

segunda-feira, 7 de junho de 2010


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Memoria

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Quando os idosos se queixam do funcionamento da memória, normalmente referem
dificuldades que têm a ver com a recordação de nomes, palavras e assuntos no âmbito de
um encontro ou de uma conversa, moradas e telefones de amigos, datas de aniversários,
local onde deixaram previamente um objecto que se revela difícil de encontrar, de comprar
um de entre vários artigos que tinham intenção de adquirir, do local onde inicialmente
conheceram uma pessoa cujo rosto lhes parece familiar quando a encontram
inesperadamente na rua, do enredo de uma história, teatro ou filme.